Food, Inc.

Food, Inc.

Seremos nós os rótulos que comemos?

Neste documentário de 2009, o autor e realizador Robert Kenner expõe a realidade da multimilionária indústria agropecuária norte-americana e convida-o a desvendar as complexas e dúbias interligações existentes entre empresas privadas e as agências de regulação do setor.

Segmentado em três partes, o filme aborda primeiramente a pecuária intensiva – centrada na exploração de porcos, vacas e galinhas – trazendo à discussão as práticas cruéis e desumanas com que os animais são tratados e incidindo ainda sobre os perigos existentes e comprovados para a saúde pública. A exposição da oligarquia reinante na produção de milho e feijão de soja compõe o segundo segmento do documentário, que culmina com um exame atento à atual posição governamental em relação a ambas as indústrias.

Os alimentos que comemos hoje estão muito distantes dos que comiam os nossos avós. A manipulação genética de animais e vegetais levanta problemas que o documentário aborda com surpreendente imparcialidade e racionalidade. Assumindo claramente uma posição pró-biológica e piscando um olho ao veganismo, Food, Inc. partilha as visões de ambos os lados da cadeia de abastecimento: produtores e consumidores. Mas não se engane, o filme tem como principal objetivo provocá-lo, convidá-lo a repensar as suas escolhas no supermercado e, acima de tudo, a lembrar-se que diariamente tem o poder de mudar o rumo da alimentação mundial na sua mão, com cada euro gasto.

2008 – Robert Kenner

http://www.takepart.com/foodinc/

Comments are closed.