Gelados veganos no Porto

Nada sabe melhor num dia de calor intenso do que um gelado, mas para quem não consome produtos ou ingredientes de origem animal nem sempre é fácil satisfazer esse desejo. Por essa razão, contactámos todas as gelatarias artesanais do Porto para descobrir a sua oferta de gelados adequados para veganos.

A informação é da responsabilidade de cada uma das gelatarias, a quem foi pedido que nos indicassem os sabores disponibilizados que fossem “livres de quaisquer ingredientes de origem animal”, explicando que estes “não devem conter leite ou derivados (iogurte, manteiga, natas, etc.), ovos, mel, nem qualquer ingrediente obtido a partir de animais, como a gelatina”.

Sublinhamos que a maioria das gelatarias vai alternando os sabores disponíveis a cada dia, por isso, se estiver interessado num sabor específico, é melhor telefonar ou perguntar pelo Facebook para garantir que o encontrará. E na própria loja, se não vir os sabores veganos em exposição, pergunte por eles – não só porque nem sempre todos os sabores estão expostos, mas também para mostrar que há procura por esses gelados.

Amorefrato

Dispõe diariamente de pelo menos 1 sabor de gelado livre de ingredientes de origem animal (na época de verão a tendência é de serem mais sabores).

Cremosi

Limão, manga, maracujá, morango, framboesa, frutos vermelhos, tangerina, manga/maracujá, cítricos, lima, melancia, banana, lima/menta/gengibre, morango/manjericão, pera, pêssego e ananás.

Gelados com Álcool – caipirinha, mojito, gin, tangerina/champanhe, laranja/grand marnier, cuba libre, vodka/laranja.

Fresco da Gustare

Framboesa / Morango / Cereja / Frutos do bosque / Mirtilo – Limão / Tangerina / Toranja / Laranja / Melão / Melancia / Pêssego – Ananas / Ananas e hortelã Pimenta – Banana – Framboesa e lavanda – Inhame roxo – Abóbora – Cenoura – Vinho do Porto Tawny – Apperol / Limoncello – Gin Hendricks / Champanhe

Lista completa dos alergénios disponível aqui.

Chocolate vegano da La Copa

La Copa

Gelados com certificado vegan temos Nutella e Chocolate, disponíveis sobretudo ao fim-de-semana ou a pedido.

No entanto, apesar de não termos certificado, os seguintes gelados são produzidos sem qualquer produto de origem animal: Morango, Maracujá, Manga, Papaia, Banana, Melão, Mirtilo, Amora, Framboesa e de uma maneira geral todos os gelados que são feitos com fruta.

Modì

Todos os sorbetti são feitos de fruta fresca com açúcar e água, absolutamente sem derivados de leite, sem ingredientes de origem animal e sem glúten. A nossa lista compreende praticamente todos os frutos que se encontram no mercado, mas actualmente os mais frequentes são: Morango – Frutos silvestres – Melão – Limão – Ananás – Banana – Manga – Abacate & Lima – Mojito – Maracujá – Kiwi – Framboesa – Pêssego – Alperce – Melancia – Banana & Açaí – Cítricos, Cannela e Leite di soja – Tangerina

Santini

Os nossos sorbets (“gelados de fruta”) apenas contêm a polpa de fruta fresca e açúcar. Os restantes gelados (propriamente ditos), contêm no geral leite e/ou nata e/ou ovo, na sua composição.

– – – – –

Foram ainda contactadas, por email (quando disponível) e Facebook, as seguintes gelatarias: Ice Lovers, La Crema, Mamma Maria, Neveiros, Parfait, Sincelo, Sorprese e Sou Sweet. As respostas serão publicadas assim que as recebamos. Se, por lapso, não contactámos o seu estabelecimento, por favor entre em contacto connosco para que acrescentemos os seus gelados veganos à lista.

Comenta este artigo