Consulte abaixo as respostas dadas pelo candidato do CDS-PP à Câmara Municipal de Viseu, Hélder Amaral, às questões colocadas pela Vida Animal no âmbito da iniciativa Autárquicas 2013 Pelos Animais. Pode aceder aqui às respostas de outros candidatos.

1. Compromete-se a adoptar uma política de não abate no canil municipal e a lançar um programa de esterilização dos animais de rua do seu município?
Em primeiro lugar, é importante esclarecer que esta candidatura entende que a preservação e defesa dos animais, tal como do ambiente, são uma parte fundamental das sociedades do século XXI. Relativamente à primeira parte da questão, a autarquia de Viseu não possui um canil municipal, socorrendo-se do voluntariado para suprir as necessidades do concelho. Como tal, o nosso compromisso é dotar a cidade de tais instalações, nunca descurando o apoio à iniciativa privada, nesse âmbito será nossa vontade adoptar uma política de não abate. Em resposta à segunda parte da questão, posso afirmar que faremos uma aposta forte na esterilização de animais de rua, bem como numa política de adopção responsável.

2. Compromete-se a não autorizar a instalação de circos com animais nos espaços públicos do seu município?
Nesse aspecto, desenvolveremos uma política de responsabilização. Significa isto que, daremos autorização à instalação de circos com animais nos espaços públicos, mas apenas com a supervisão de veterinários municipais e desde que se encontrem reunidos os requisitos necessários tanto em termos higiénico-sanitários como de bem-estar animal. Em caso de não cumprimento destas regras, os circos, serão sujeitos a coimas, queixa na direcção geral de veterinária e proibição total e por um período alargado da realização de espetáculos no concelho de Viseu. Em termos de bem-estar animal, adoptaremos uma política de tolerância zero e penalização máxima.

3. Compromete-se a não autorizar a realização de eventos tauromáquicos nos espaços públicos do seu município?
O município de Viseu não tem tradição tauromáquica, e como tal, a equacionar-se tal pedido, não deixaríamos de recolher a opinião da vontade da maioria dos viseenses sobre esse evento.

4. Compromete-se a disponibilizar uma opção vegetariana em todos os refeitórios sob gestão da Câmara Municipal?
Viseu, é hoje um concelho onde habitam pessoas das mais diversas nacionalidades, religiões e crenças, como tal, os refeitórios terão de ser um reflexo da nossa existência como sociedade.

Comments are closed.