Consulte abaixo as respostas dadas pelo candidato do PCTP/MRPP à Câmara Municipal do Porto, José Carlos Santos, às questões colocadas pela Vida Animal no âmbito da iniciativa Autárquicas 2013 Pelos Animais. Pode aceder aqui às respostas de outros candidatos.

1. Compromete-se a adoptar uma política de não abate no canil municipal e a lançar um programa de esterilização dos animais de rua do seu município?
Comprometo-me, ainda mais que na minha vida particular e privada também me vou comprometendo e ajudando com associações privadas que entre outros lutam por estes fins.

2. Compromete-se a não autorizar a instalação de circos com animais nos espaços públicos do seu município?
Não me comprometo com esse pressuposto porque não acredito que a via da exclusão social das pessoas do circo vá melhorar as condições de vida dos animais. Penso que a via será a da elevação social das artistas de circo, comprometendo-os em simultâneo com boas práticas em relação aos animais. Do que convivi com gente do circo tenho a certeza que as relações podem ser de simbiose e não de exploração desde que se promova a elevação e integração social.

3. Compromete-se a não autorizar a realização de eventos tauromáquicos nos espaços públicos do seu município?
Comprometo-me a não autorizar eventos tauromáquicos bem como de outros espectáculos elitistas, que agridam ou torturem publicamente animais.

4. Compromete-se a disponibilizar uma opção vegetariana em todos os refeitórios sob gestão da Câmara Municipal?
Sim, tenho boas noções teóricas e práticas de gestão de restauração colectiva e entendo que se possa implementar tal medida de forma não prejudicial para as contas e o funcionamento das cantinas. Sou pelo respeito étnico, religioso e cultural na alimentação ainda para estando as pessoas condicionadas ao seu posto de trabalho.

Comenta este artigo