Consulte abaixo as respostas dadas pelo candidato da CDU à Câmara Municipal de Matosinhos, José Pedro Rodrigues, às questões colocadas pela Vida Animal no âmbito da iniciativa Autárquicas 2013 Pelos Animais. Pode aceder aqui às respostas de outros candidatos.

1. Compromete-se a adoptar uma política de não abate no canil municipal e a lançar um programa de esterilização dos animais de rua do seu município?
Em nome da candidatura municipal de Matosinhos da CDU quero afirmar o interesse desta força política em estudar uma organização do canil que possa promover o bem-estar animal. Temos estudado o caso de Barcelona e tentado perceber como podemos obter bons resultados com uma campanha eficaz de esterilização e adopção, em que as associações tenham uma palavra relevante. Igualmente temos acompanhado as teses de alguns veterinários que defendem que um canil pode ser viável economicamente prescindindo da eutanásia e trabalhando eficazmente, em rede, com organizações com vista à rápida e adequada adopção dos animais. A resposta à primeira questão é, portanto, afirmativa.

2. Compromete-se a não autorizar a instalação de circos com animais nos espaços públicos do seu município?
3. Compromete-se a não autorizar a realização de eventos tauromáquicos nos espaços públicos do seu município?
No que respeita aos circos, dos exemplos que conhecemos consideramos que os animais não têm condições dignas de vida. Comprometemo-nos a não autorizar espectáculos que firam essa dignidade e o bem-estar dos animais. Esta consideração é particularmente válida para os eventos tauromáquicos.

4. Compromete-se a disponibilizar uma opção vegetariana em todos os refeitórios sob gestão da Câmara Municipal?
Quanto às opções vegetarianas para os refeitórios municipais, estamos dispostos a considerar essa possibilidade.

Comments are closed.