Consulte abaixo as respostas dadas pelo candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara Municipal de Setúbal, Luís Rodrigues, às questões colocadas pela Vida Animal no âmbito da iniciativa Autárquicas 2013 Pelos Animais. Pode aceder aqui às respostas de outros candidatos.

Enquanto cidadão entendo que a questão da protecção dos animais e a sua articulação com a vida da sociedade actual deve pautar-se por um equilíbrio saudável sem cair em exageros. Esta politica pública deve ter em consideração a sociedade onde vivemos, não esquecendo as várias vertentes do ambiente, da cultura, das artes, da saúde e da produção alimentar. Estas questões devem ser da obrigação e da responsabilidade de todos nós, nomeadamente cidadãos, empresas, entidades públicas e movimento associativo, e não só dos políticos.

A protecção dos animais deve ser encarada de frente pelos municípios e não ser esquecida com se não existisse. A actividade do canil municipal de Setúbal deve ser reformulada, reforçada e alterada por forma a encontrar respostas concretas para este problema relevante que afecta o concelho. Os responsáveis políticos têm de evitar que algumas das estruturas municipais por vezes funcionem apenas para se auto sustentarem e produzam poucos ou nenhuns benefícios para a população.

As medidas que deverão ser tomadas não podem esquecer de onde vimos, como aqui chegamos e o futuro que pretendemos para a sociedade.

No que respeita à politica alimentar da responsabilidade do município de Setúbal entendo que devemos respeitar as regras definidas pelas normas públicas emitidas pelo sector da saúde e da educação, tendo em consideração a nova roda dos alimentos. Neste contexto está garantida uma politica alimentar saudável.

Comments are closed.