Consulte abaixo as respostas dadas pela candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Viseu, Manuela Antunes, às questões colocadas pela Vida Animal no âmbito da iniciativa Autárquicas 2013 Pelos Animais. Pode aceder aqui às respostas de outros candidatos.

1. Compromete-se a adoptar uma política de não abate no canil municipal e a lançar um programa de esterilização dos animais de rua do seu município?
Faz parte integrante do nosso programa criar um programa de esterilização de animais. E, também, dinamizar formações para donos (as) de animais, com a colaboração de zootécnicos e veterinários.

2. Compromete-se a não autorizar a instalação de circos com animais nos espaços públicos do seu município?
O problema dos animais do circo é perceber se são respeitados todos os seus direitos. Espaços adequados, alimentação, tratamento…..até porque aí teríamos que falar em todos os animais que vivem em cativeiro (jardins zoológicos…etc). Esta é uma discussão difícil e é urgente promovê-la.
Uma coisa é certa é fundamental criar programas de controlo e fiscalização de cumprimento de regras e penalizar quem não as cumpre. Adicionalmente, partilho o que é publico na página Esquerda.net e a qual subscrevo na integra: http://www.esquerda.net/artigo/circo-natural-%C3%A9-sem-animal-chega-%C3%A0s-redes-sociais/25948

3. Compromete-se a não autorizar a realização de eventos tauromáquicos nos espaços públicos do seu município?
Garantidamente. é um espetáculo que promove os maus tratos aos animais e deve ser abolida.

4. Compromete-se a disponibilizar uma opção vegetariana em todos os refeitórios sob gestão da Câmara Municipal?
Já deveria ser obrigatório ter essa opção nas ementas. Toda a gente tem que ter a mesma oportunidade de, nos serviços camarários, encontrar respostas às suas necessidades e esta é , digamos, básica.

Comments are closed.