Consulte abaixo as respostas dadas pelo candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Mealhada, Ricardo Coelho, às questões colocadas pela Vida Animal no âmbito da iniciativa Autárquicas 2013 Pelos Animais. Pode aceder aqui às respostas de outros candidatos.

1. Compromete-se a adoptar uma política de não abate no canil municipal e a lançar um programa de esterilização dos animais de rua do seu município?
Sim. A Mealhada não tem um canil municipal, contando antes com um canil gerido pela Associação Quatro Patas e Focinhos. O canil funciona em local cedido pela autarquia mas a associação não conta com qualquer apoio financeiro ou logístico, apesar do excelente trabalho que faz. Defendi já num debate com outros candidatos que a associação deverá ser apoiada para que possa tratar dos animais de rua que acolhe e para que possa desenvolver ações de esterilização. A colaboração com associações de defesa dos animais é desejável mas não pode servir como uma forma de a autarquia se esquivar às suas responsabilidades.

2. Compromete-se a não autorizar a instalação de circos com animais nos espaços públicos do seu município?
Sim, dentro do que for legalmente possível. No mínimo, a autarquia deve assegurar-se que a lei é respeitada dentro dos circos, nomeadamente no que diz respeito à proibição de aquisição ou reprodução de animais selvagens.

3. Compromete-se a não autorizar a realização de eventos tauromáquicos nos espaços públicos do seu município?
Sim. A Mealhada não conta com eventos tauromáquicos mas comprometemo-nos a defender a não autorização de quaisquer eventos que envolvam maus tratos a animais.

4. Compromete-se a disponibilizar uma opção vegetariana em todos os refeitórios sob gestão da Câmara Municipal?
Sim. Ninguém deve ser excluído dos refeitórios municipais em função de uma opção alimentar que deriva de convicções éticas e/ou religiosas.

Comenta este artigo