Por Jorge Ribeiro
O Papa Francisco, que adotou o nome de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais, lançou, na sua recente carta encíclica (um dos documentos mais importantes das Igreja), um apelo extraordinário a cada um de nós, católicos ou não.
Neste documento o Papa começa por dizer que “a indiferença ou a crueldade com as outras criaturas deste mundo sempre acabam de alguma forma por repercutir-se no tratamento que reservamos aos outros seres humanos. O coração é um só, e a própria miséria que leva a maltratar um animal não tarda a manifestar-se na relação com as outras pessoas”.
E continua dizendo que “é contrário à dignidade humana fazer sofrer inutilmente os animais e dispor indiscriminadamente das suas vidas”.
Terminando com um convite a “todos os cristãos a explicitar esta dimensão da sua conversão, permitindo que a força e a luz da graça recebida se estendam também à relação com as outras criaturas e com o mundo que os rodeia”.
Esta é uma mensagem importantíssima do Papa e que vem ao encontro de uma atual e generalizada preocupação nacional e mundial pelos direitos dos animais.
A sociedade em que vivemos já não admite que tratemos os animais como coisas e exige o fim dos maus tratos e o tratamento digno de todos os animais.
E percebemos que chegamos a um momento decisivo na história quando a principal figura de uma das instituições mais conservadoras do mundo adverte que precisamos de ser mais progressistas no que à defesa dos direitos dos animais diz respeito.
O Papa é sincero, direto e indica o caminho a seguir. Agora depende de nós. Vamos fazer o que nos compete. Por nós e pelos animais.
Entao, o Papa chegou mesmo a afirmar que os homossexuais mereciam um pedido de desculpas pelos maus tratos no passado, infligidos por cristaos.
Maravilhoso Papa Francisco. O seu coração é enorme.
Fico feliz por não discriminar os animais não humanos. Pois
estes animais, são seres que sentem e sofrem como nós humanos.
Eles não são lixo, nem brinquedos que depois de usados se deitam fora.
Merecem todo o nosso respeito e compaixão.
A arquidiocese de Aparecida devia dar o exemplo.
SANTO PADRE UM ANJO NA TERRA
ADORO O SANTO PAPA PELA Sua Humanidade..
Grande Papa Francisco o meu grande aplauso e admiração
Deus te abençoe no seu belo caminho. O vento lhe traga bons tempos sempre. Obrigada Papa e Amigo.
“A indiferença ou a crueldade com as outras criaturas deste mundo sempre acabam de alguma forma por repercutir-se no tratamento que reservamos aos outros seres humanos. O coração é um só, e a própria miséria que leva a maltratar um animal não tarda a manifestar-se na relação com as outras pessoas”.
Maravilhoso
“a indiferença ou a crueldade com as outras criaturas deste mundo sempre acabam de alguma forma por repercutir-se no tratamento que reservamos aos outros seres humanos. O coração é um só, e a própria miséria que leva a maltratar um animal não tarda a manifestar-se na relação com as outras pessoas”.
maravilhoso……………..
Começo por dizer que não sou catolica,mas finalmente á um verdadeiro ser humano a representar esta relegião,uma pessoa simples e humilde que respeita todos os seres vivos
Por isso e por muitas outras razões, eu gosto tanto deste papa!
Grande senhor, em todos os aspectos, com um coração enorme.
Grande líder sob todos os aspectos,principalmente por criar sua própria´´ Arca´´ aonde cabem todos os seres, humanos ou não,sem excluir ou marginalizar ninguém…e todos se salvam!