Refeição vegetariana no menu



Sabia que o número de veganos e vegetarianos, bem como de pessoas que consomem maioritariamente refeições de origem vegetal, está a crescer exponencialmente, tanto em Portugal como no mundo? Viu esta reportagem da Visão? E estes artigos do Diário de Notícias, do The Economist e da Forbes?

Este público crescente – e todos os amigos e familiares que têm em conta essa sua opção na hora de escolher um restaurante – representa uma oportunidade que não pode desperdiçar! Até porque não necessita de ingredientes estranhos nem receitas complexas – muitas vezes, bastam pequenas alterações num prato já familiar para criar uma opção 100% vegetal. Nós ajudamos!

Por uma questão estratégica, é desejável que os pratos sejam 100% vegetais, para que sejam adequados a vegetarianos, veganos e todas as pessoas que evitam ingredientes de origem animal.

O que deve conter uma refeição 100% vegetal?

Tal como uma refeição convencional, uma refeição 100% vegetal deve conter essencialmente proteína, legumes e hidratos de carbono. É fácil! Alguns exemplos:

Proteínas: feijão, grão de bico, lentilhas, ervilhas, feijão verde, seitan, tofu.

Legumes: alface, tomate, brócolos, cenoura, couve, courgette, alho francês, abóbora.

Hidratos de carbono: Arroz, massa, batata, pão.

Que pratos posso oferecer?

Couvert / Entrada

Azeitonas
Pão e azeite
Pimentos padrón
Cogumelos salteados

Sopa

Garanta que a sopa do dia é 100% vegetal. Não utilize quaisquer ingredientes de origem animal, nem mesmo caldos tipo Knorr. Não há nada melhor do que uma boa sopa de legumes!

Prato principal

Antes de mais, garanta que pelo menos uma das suas saladas é 100% vegetal. Para os pratos quentes, aqui ficam algumas sugestões:

* Poderá servir o hambúrguer com batata frita e salada. Se não quiser confeccionar o hambúrguer, pode optar por comprar um hambúrguer vegano em qualquer grande superfície comercial.

Sobremesa

Como posso divulgar as opções vegetarianas do meu restaurante?

Adicione o seu restaurante ao site e aplicação móvel Happy Cow, na categoria Veg Friendly, para que todos os interessados em refeições vegetarianas consigam encontrá-lo.

Se quiser, informe-nos de que passou a disponibilizar opções 100% vegetais, para anunciarmos nas nossas redes sociais.

~ ~ ~ ~ ~

Se precisar de mais receitas, formação ou outras informações, entre em contacto com o Amor e Hortelã – um projecto da Vida Animal em parceria com a Chef Alexandra Mendes Ribeiro.



Se gostaria que determinado restaurante passasse a disponibilizar uma refeição vegetariana no menu, partilhe esta página com os responsáveis ou ofereça-lhes este panfleto!

Comenta este artigo